Assim como nos humanos, tem aumentado muito a sobrevida dos cães e gatos e Infelizmente aumentando o aparecimento de tumores benignos e malignos (câncer) que poderm estar localizados, invadir estruturas próximas e até estruturas distantes (metástase). Também podem ocorrer em animais jovens e adultos e infelizmente a incidência dessa doenças estão aumentando.
Nos cães existe maior predisposição para algumas raças e nos gatos algumas neoplasias estão associadas ao vírus da Aids Felina (Fiv) e da Leucemia Felina (Felv).
Graças ao aprimoramento no estudo e diagnóstico dessas neoplasias tem-se demonstrado a importância do descobrimento precoce (para aumentar a possibilidade de cura) e do tratamento correto donde é estabelecido o pela quimioterapia e ou cirurgia e acompanhamento com exames e reavaliações constantes. (para aumentar a sobrevida, sempre objetivando a qualidade de vida).
Em quais casos procurar um oncologista:
- Quando perceber aumentos de volumes (“carocinhos”) e deformidades ou feridas que não cicatrizam;
- Quando houver alguma inflamação persistente, com crescimento contínuo e sem resposta a medicação convencional;
- Quando perceber perda de peso acentuada sem causa aparente;
- Quando apresentar dificuldade para comer ou engolir/deglutir;
- Quando houver sangramento pelo nariz, boca, ânus, vagina/pênis;
- Quando perceber algum odor forte;
- Quando apresentar dificuldade em respirar, urinar ou defecar;
- Quando perceber seu animal mais cansado que o normal, com intolerância ao exercício;
- Quando apresentar persistente claudicação.
O serviço de Oncologia Veterinária funciona de segunda à sexta, das 9 às 22h, e aos sábados, das 9 às 18h.
Agende a sua consulta ou avaliação do serviço de Oncologia Veterinária e informe-se sobre necessidade de exames, jejum e/ou sedação.
* Devem ser solicitadas por escrito pelo Médico Veterinário e acompanhados do histórico e exames anteriores. Em casos urgentes nossa equipe esta pronta para emergências.